top of page

Competências Digitais para Publicação Online

Os artefactos e os dispositivos digitais da cibercultura mudaram, mudam e medeiam o modo de produção e difusão do conhecimento em rede.O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (pdf) apresenta um conjunto de competências digitais necessárias a qualquer professor ou educador: informação, comunicação, criação de conteúdos, segurança, resolução de problemas.

As habilidades digitais referentes a essas áreas levam em conta alguns domínios específicos para navegação, busca e filtro de informações, armazenamento e recuperação de informação, partilha de informação e conteúdo, desenvolvimento de conteúdos e integração e reelaboração de conteúdos e conhecimentos novos. 
O professor tem de ter habilidades digitais específicas para ajudar os alunos na i) busca de informação para auxiliar a construção de projetos ii)  seleção das informações mais adequadas; iii)  criação de conteúdos em formatos diferentes, incluindo multimédia, iv) expressão criativa por meio das tecnologias digitais, v) gestão e armazenamento de informações e conteúdo para fácil recuperação, organização de informações e dados; bem como vi)  criação de conteúdos novos a partir de projetos já existentes. 

01 /
Competências digitais de professores e alunos
02 /
Aprendizagem colaborativa e cooperativa

Parecem dois conceitos semelhantes, mas apresentam diferenças significativas. A colaboração parece focar-se mais no trabalho em conjunto em todo o processo, enquanto a cooperação enfatiza mais o produto ou objetivo desse trabalho.  Na aprendizagem cooperativa, o professor é responsável por criar atividades direcionadas para a obtenção de um resultado específico. É ele quem projeta as diferentes interações e os resultados que há para alcançar. Na aprendizagem colaborativa, o aluno é responsável pela sua aprendizagem, é o protagonista, pois é ele que deve estabelecer os seus próprios objetivos.

A aprendizagem colaborativa e a aprendizagem cooperativa podem ser usadas como métodos ou como processos híbridos, flexíveis e interconectados. Ambos serão determinados pela forma como a proposta ou ação pedagógica será enfrentada nos diferentes níveis. O mais importante é fazer uso ativo de ambos como uma ferramenta pedagógica que oferece uma ampla variedade de benefícios.

Aprender colaborando e cooperando.

Criar conteúdos em ambiente online

Criar um blogue para ajudar a dar visibilidade ao conteúdo que se pretende criar. Há algumas ferramentas gratuitas para criar um blogue educacional. Por exemplo: Blogger, Wordpress, Tumblr. São ferramentas gratuitas e simples de usar por professores e alunos. Pode servir para o aluno criar o seu portefólio digital ou diário de aprendizagem. São muitas as vantagens de ter um blogue de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

Dicas para criar um blogue:

  1. Decidir que tipo de blogue se pretende. A organização e o desenho dependem disso.

  2. Escolher a ferramenta que mais se adequa  e o nome do blogue.

  3. Utilizar elementos multimédia: texto, imagem, áudio e vídeo.

  4. Aproveitar todas a possibilidades educativas de um blogue.

  5. Conhecer outros blogues e interagir com eles.

As redes sociais favorecem a comunicação e a colaboração

Do presencial ao On-line o que muda?

logo (1).PNG

Com a situação atípica em que as escolas se encontram passamos para um Ensino remoto de emergência, assim define o Professor Dias Figueiredo neste texto o que se está a passar em todo o mundo na educação. 

Vantagens e desvantagens do e-Learning

bottom of page