top of page

Redes Sociais e Comunidades de Aprendizagem

01/ Difusão, comunicação e colaboração em ambientes digitais 

A evolução das tecnologias digitais e a crescente popularização, o progressivo acesso ao computador e às tecnologias móveis com ligação à Internet, ajudaram ao aparecimento de redes sociais digitais e aplicações gratuitas. Isto causou efeitos de proporções globais nas estruturas da comunicação e colaboração. Estes efeitos atingem também os contextos educacionais e obrigam a mudanças sem precedentes. 

Com o aparecimento da rede mundial de computadores surge a ideia de cibercultura. Pierra Lévy (1997) entende a cibercultura  como o estudo dos vários fenómenos sociais associados à Internet. De um lado, temos a infraestrutura tecnológica, as máquinas e os equipamentos de comunicação virtual. Do outro lado, os comportamentos humanos mediados e em interação com os objetos técnológicos.

As Redes Sociais desempenham um importante papel na distribuição de conteúdos (Whatsapp, Instragram, FacebookTwiter), como ambientes de construção, partilha e difusão de informação e do conhecimento. Os benefícios da colaboração em rede são muitos e variados.

Apresentações e recursos online
 Ser utilizador da Web 2.0 converte-nos em protagonistas da informação. Somos capazes de  gerar conteúdo, incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os alunos usem, eficaz e responsavelmente, tecnologias digitais para comunicação, colaboração e participação cívica.

 

Para partilhar materiais multimédia:

Ferramentas para descobrir, divulgar, aprender e partilhar o que conhecemos e adoramos por meio de apresentações, infografias, documentos:

 SlideShare  - é um site que permite arquivar apresentações para ser hospedado e partilhar -los com outros usuários.  

YouTube - é um canal  popular na Internet que permite aos professores publicar vídeos e partilhar conteúdos didáticos. A plataforma permite feedback entre os utilizadores.

Vimeo - é  outra plataforma de partilha de vídeos. Os utilizadores podem fazer upload, partilhar e ver vídeos.

Benefícios da colaboração em rede
02/ Recursos, conhecimentos e conteúdos

Não somos nativos digitais nem imigrantes, estamos a aprender a navegar no mundo digital. Um ambiente digital é um mundo criado dentro de um computador ou num grupo de computadores. O conteúdo digital é qualquer informação em formato digital, em oposição à forma física. No conteúdo digital, podemos encontrar filmes, videos, jogos, aplicações digitais, conteúdo da Web. A naturalização dos ambientes digitais de aprendizagem nas dinâmicas da escola é cada vez mais real.

A Comissão Europeia apresentou em 2012, destaca a importância das habilidades necessárias na sociedade atual do século XXI e em ambientes futuros, bem como a necessidade de
tecnologia é totalmente explorada e efetivamente integrada aos centros formativo. A competência digital é um pré-requisito para os estudantes todas as idades podem beneficiar totalmente das novas possibilidades que oferece a tecnologia para uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e inclusiva.

Temos de ser eficazes digitalmente para beneficiar das oportunidades que as tecnologias digitais nos oferecem.

Criação de recursos

Na Web encontram-se disponíveis uma grande variedade de recursos digitais, mas nem sempre estão de acordo com as necessidades. Então é preciso criar materiais didáticos à medida, através de recursos tecnológicos. 

Quando se criam materiais didáticos deve-se pensar no suporte desse material e na estrutura narrativa em que ele estará inserido. O hipertexto, fruto da convergência tecnológica e cultural, é um espaço que revoluciona a forma de ler e consumir informação e abre novas possibilidades para estruturar narrativas. Por meios dos links, um mesmo tema num site, pode levar a escutar um podcast, a assistir a um filme, a ouvir uma música, a ler um e-book sobre o mesmo conteúdo, num processo transmedia. 

Novas narrativas: O digital storytelling

Os podcasts são outra opção de material didático. São arquivos de áudio digital que contêm a narração de um conteúdo por uma ou mais pessoas. Os conteúdos podem ser salvos pelo usuário através de download. O podcast é uma excelente ferramenta para ser usado como material didático, pois pode envolver e emocionar o ouvinte através não só da voz, mas da trilha sonora, além de ser um recurso que estimula a imaginação de cenas e situações com o uso de sons, por exemplo. O podcast pode possibilitar urna maior imersão na narrativa.

Uma ferramenta para podcasting é o portal Podomatic. Basta gravar os ficheiros áudio aqui  a explicar alguma assunto e disponibilizá-los aos alunos em qualquer plataforma.

______________________________________________

Desafio: Criar um APA para desenvolver as competências digitais. Pode usar uma qualquer ferramenta para mapa de ideias, como o Bubbl.us.

bottom of page