top of page

Criação de conteúdos educativos : qualidade e design

01 /
Criação de conteúdos e recursos digitais para a educação

«É   importante   que   um   conteúdo   digital   interativo   seja   facilmente desmontável para que o professor possa fazer dele um uso mais apropriado às variáveis do seu contexto, agregando ou desagregando os vários componentes ou módulos que o constituem. Assim, na sua concepção deverá estar patente o
conceito de módulo ou pequena porção de conteúdo, seja ele de cariz mais informativo   ou   mais   interactivo,   que   permita   a   sua   adequação   a   um determinado   propósito   didáctico­pedagógico,   pois   quanto   maior   for   a   sua granularidade, ou seja, menor tamanho, mais aumentará o seu potencial de uso.» (Sousa e Coutinho, 2009).

02 /
Ferramentas para criação de conteúdos digitais

A   produção   de   conteúdos   educativos   em   formato   digital apresenta-se   como   um grande   desafio   para professores e educadores. É preciso que contemplem uma intencionalidade   pedagógica e que  favoreça  e   promova   a interatividade. Os   conteúdos   educativos   podem   ser   definidos   como   materiais didáticos ou recursos que auxiliam a aprendizagem. entação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor.

Planeamento da produção de conteúdos digitais educativos 

Fase 1 - Desenho - seleção, organização dos conteúdos e recursos didáticos.
Fase 2 -  Produção - criação do conteúdo e edição.
Fase 3 - Avaliação - Planeamento da avaliação.

 

Alinhar estas três fases, vai permitir construir conteúdos   digitais   educativos   de   qualidade   e   promotores   de   uma aprendizagem significativa.

 Indicadores de qualidade de conteúdos digitais

1. Cobertura - cobrir o máximo possível o conjunto de informações e/ou conhecimentos necessárias à aprendizagem. 

2. Exatidão, precisão e rigor -  produzido a partir de informações e/ou conhecimentos de validade científica que insira critérios rigorosos de precisão e exatidão.

3. Pertinência -  deve-se relacionar diretamente com os usos que os utilizadores dos conteúdos farão das informações e/ou
conhecimentos veiculados no recurso digital.

4. Objetividade - deve ser isento de ideologias políticas partidárias e/ou comerciais. Ter carácter intencional capaz de promover nas pessoas a capacidade de transformar-­se a si e à realidade.

Critérios de qualidade

validade (representatividade de uma determinada realidade); 
flexibilidade (adaptação, reaproveitamento e enriquecimento); 
significação (relação com as experiências prévias dos aprendizes); 
construção   pessoal   (transformação   da   informação   pelo   próprio aluno); 
utilidade (uso em situações novas pelos aprendizes); e 
viabilidade   (passível   de   apreensão   nos   limites   de tempo   e   dos recursos disponíveis). 

Ferramentas digitais cognitivas
Imagem1.png

Mapas concetuais e mapas de ideias

Na   perspetiva   da   aprendizagem   significativa,   os   mapas concetuais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno através das tecnologias digitais, sob mediação do professor.

Uma proposta de produção de conteúdos educativos digitais através de  mapas concetuais e outros recursos educativos para a elaboração de esquemas e roteiros é capaz de contribuir para a construção coletiva   e   colaborativa   do   conhecimento.  

Popplet | Bubbl.us |MindMeister |

Os alunos produtores de conteúdos

Motivação e aprendizagem

Modelo Motivacional ARCS de Keller

O Modelo ARCS é o acrónimo do ciclo de aprendizagem que inclui quatro categorias de estratégias fundamentais para a promoção da motivação dos alunos na aprendizagem: Atenção: ganhar a atenção do aluno. Isto é, manter o interesse dos alunos durante a aprendizagem; Relevância: produzir conteúdos de aprendizagem relevantes para os objectivos e estilos de aprendizagem dos alunos; Confiança: construir nos alunos uma expectativa positiva quanto ao sucesso na aprendizagem e responsabilidade pessoal nos resultados; Satisfação: atribuir recompensas intrínsecas ou extrínsecas ao esforço desenvolvido pelo aluno na aprendizagem.

Cidadania Digital na Escola e os diferentes domínios

A cidadania digital é essencial na formação dos estudantes, por vivermos numa sociedade que comunica e se desenvolve através dos meios virtuais. É um direito e  um dever de todos os cidadãos saber usar consciente e responsavelmente as inovações tecnológicas que nos vão rodeando. 

A educação digital é a base para a cidadania digital.

bottom of page