top of page

Redes Sociais e Comunidades de Aprendizagem

03/ Aprendizagem e professor 2.0
04 / Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O que é a Web 2.0?

Tim O’Reilly cunhou o termo dizendo tratar-se de uma "mudança para uma Internet como plataforma", relativamente à Web 1.0, baseada em sites de conteúdo estático e pouca interatividade.  A Web 2.0 é como uma grande caixa de ferramentas atrativas, simples e úteis, em aperfeiçoamento constante, total ou parcialmente gratuitas e disponíveis a todos para a construção coletiva do conhecimento. A Web 2.0 fez surgir blogues, podcasts, ferramentas de interação, plataformas de e-Learning e sistemas de gestão de aprendizagem (LMS). Isto acabou por influenciar a maneira de pensar, fazer e ser das pessoas e as pessoas acabaram por influenciar o desenvolvimento e o conteúdo da Web. A Web continua a evoluir:

Web 1.0 - A Internet básica

Web 2.0 - Rede social

Web 3.0 - Rede semântica

Web 4.0 - Rede móvel

Web 5.0 - Rede sensorial e emotiva

O professor digital

Com a proliferação das tecnologias digitais a comunidade educativa teve necessidade de se adaptar.

principais_características_Web_2.0.png

A Aprendizagem 2.0 está a transformar a maneira de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino e na formação das organizações.

O que é uma comunidade de aprendizagem?

É uma comunidade humana que assume a sua própria formação ou projeto cultural, enquadrado e orientado para o bem comum, formado graças a um esforço coletivo, cooperativo e solidário,  partindo das suas debilidades e aproveitando os seus pontos fortes para superá-las. A relação entre a Internet e aprendizagem 2.0 levou à criação de comunidades de aprendizagem, nas quais é concebida uma nova maneira de adquirir conhecimento, baseada na democratização do conteúdo.

Democratização da informação
Através da Internet e da web 2.0, a informação pode ser socializada e democratizada. Retirada do ambiente académico é disponibilizada a todos os cidadãos online, rompendo-se a barreira comercial, social e geográfica.

Este processo é realizado através dos seguintes aspetos:

De "prosumer" a "curador"
O utilizador deixa de ser consumidor de conteúdo (prosumer) para se transformar em criador ou modificador e intermediário que critica e valida o conteúdo (curador).

Validação de conteúdo
As ferramentas digitais permitem analisar o interesse e a validação temporal e ativa dos conteúdos, adaptando-os às necessidades dos utilizadores.

Inteligência coletiva

Através da inteligência coletiva, conceito cunhado por Pierre Lévy, e das conexões sociais, a educação torna-se um elo de inovação. Para este autor, os seres humanos são incapazes de pensar só e sem o auxílio de qualquer ferramenta. O homem pensa e partilha os seus conhecimentos com outras pessoas, usando ferramentas digitais ao seu dispor. As condições para uma inteligência coletiva são:

Diversidade de opinião | Independência | Descentralização | Organização |

A presença da Internet na aula caracteriza-se pela utilização das seguintes ferramentas: Web 2.0, RSS, Marcadores sociais, Blogues e Redes sociais.

beautiful-15728_640.jpg
bottom of page