ADELINA MOURA
Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, Metodologias de Aprendizagem Emergentes e Inteligência Artificial na Educação, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em Didáticas Específicas (Português e Francês) e Tecnologia Educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra.
GERAÇÃO MÓVEL
TEDx LISBOA, 2014
Integração de tablets e smartphones em práticas educativas: desafios e oportunidades
Adelina Moura revela o que faz para motivar e obter um envolvimento dos alunos, que pertencem a uma geração móvel. A aprendizagem pode acontecer dentro e fora da sala de aula, a qualquer hora e a qualquer lugar. Primeiro a pedagogia. Depois a tecnologia. O limite é mesmo a nossa imaginação, diz a Adelina.
Não deixe de ouvir como tem sido o percurso de 20 anos de tecnologias móveis na sala de aula e as inúmeras possibilidades que existem para motivar os alunos a terem um papel ativo no seu processo de aprendizagem.
Desligar ou ligar os dispositivos móveis na sala?
Desligar ou ligar os dispositivos móveis na sala de aula? Proibir ou aceitar os desafios, eis a questão. Uma das características dos dispositivos móveis é integrarem várias tecnologias numa só unidade. Não aproveitar os dispositivos móveis que os alunos levam para a aula é desperdiçar um conjunto de possibilidades com grande impacto no campo educativo. O uso de dispositivos móveis na educação é um elemento fundamental na construção do conhecimento.
A tecnologia está nas mãos dos alunos e pode incrementar as possibilidades de interagir em redes sociais, com os pares e o professor, melhorando a comunicação e também a aprendizagem. Não há dúvida de que o futuro é para integrar cada vez mais estes equipamentos nas práticas educativas. Neste webinar, pretende-se refletir sobre este assunto polémico e partilhar algumas práticas pedagógicas de integração dos dispositivos móveis dos alunos nas aulas de Português e Francês.
Professor Inovador de Mediaveritas (2023)
Prémio Milage Aprender +, na Categoria Mediaveritas em parceria com a Associação Portuguesa de Imprensa
Seminário do CNE, Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, 6 de abril de 2016
Voz da Iniciativa 7 dias com os media 2020