ADELINA MOURA

Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. É professora do ensino básico e secundário. Membro Integrado do Grupo de Investigação GILT- Games, Interation and Learning Tecnhology, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e do LabTE, da Universidade de Coimbra.

GERAÇÃO MÓVEL

TEDx LISBOA, 2014

Adelina Moura revela o que faz para motivar e obter um envolvimento dos alunos, que pertencem a uma geração móvel. A aprendizagem pode acontecer dentro e fora da sala de aula, a qualquer hora e a qualquer lugar. Primeiro a pedagogia. Depois a tecnologia. O limite é mesmo a nossa imaginação, diz a Adelina.
Não deixe de ouvir como tem sido o percurso de 20 anos de tecnologias móveis na sala de aula e as inúmeras possibilidades que existem para motivar os alunos a terem um papel ativo no seu processo de aprendizagem.

Desligar ou ligar os dispositivos móveis na sala?

III Jornadas de Língua Portuguesa - Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa (2017)

As III Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino são uma iniciativa da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, unidade de investigação cocriada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Integração de tablets e smartphones em práticas educativas: desafios e oportunidades

Desligar ou ligar os dispositivos móveis na sala de aula? Proibir ou aceitar os desafios, eis a questão. Uma das características dos dispositivos móveis é integrarem várias tecnologias numa só unidade. Não aproveitar os dispositivos móveis que os alunos levam para a aula é desperdiçar um conjunto de possibilidades com grande impacto no campo educativo. O uso de dispositivos móveis na educação é um elemento fundamental na construção do conhecimento.

A tecnologia está nas mãos dos alunos  e pode incrementar as possibilidades de interagir em redes sociais, com os pares e o professor, melhorando a comunicação e também a aprendizagem. Não há dúvida de que o futuro é para integrar cada vez mais estes equipamentos nas práticas educativas. Neste webinar, pretende-se refletir sobre este assunto polémico e partilhar algumas práticas pedagógicas de integração dos dispositivos móveis dos alunos nas aulas de Português e Francês.

Seminário do CNE, Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, 6 de abril de 2016

Webinar
Metodologias e recursos para a era digital
(4 de junho de 2019)

| Agrupamento de Escolas Carlos Amarante |

© Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now